Ao decidir comprar um móvel, muitos fatores podem ser decisivos, e um dos mais fortes na hora da escolha é o material.
E falando exatamente desse ponto, muitas dúvidas podem surgir, especialmente quando diz respeito às duas siglas: "MDF ou MDP".
Afinal de contas, qual é mesmo a diferença entre dois tipos de materiais? Qual é a melhor opção? Pra deixar tudo mais claro e te ajudar a entender de vez as diferenças entre os dois, preparamos um post para sanar as suas dúvidas sobre MDF ou MDP. Bora?! 👇😉
O que é MDF
MDF – Medium Density Fiberboard ou Fibras de Média Densidade: é um material uniforme, não possuindo camadas como o MDP. Ele é resultado da aglutinação de fibras de madeira com resina sintética. Por ser constituído de fibras compactas e não orientadas, permite que a madeira seja mais manuseada, possibilitando trabalhos de pintura, colagem de lâminas e vernizes bastante precisos.
Em comparação ao MDP, o MDF permite mais criatividade no design, visto que, por ser um material mais homogêneo, permite acabamentos boleados e usinados em baixo relevo. Boa opção para cozinhas e roupeiros.
O que é MDP
MDP – Medium Density Particleboard ou Partículas de Média densidade: é formado por três camadas de pedaços de madeira triturada, geralmente pinus, conhecida como cavacos, sendo as duas camadas externas mais finas e a interna mais grossa.
Diferente do MDF, o MDP é feito em camadas de partículas de madeira prensadas com resina em 3 camadas distintas, uma mais grossa no centro e duas mais finas nas superfícies.
Diferente do MDF, o MDP é feito em camadas de partículas de madeira prensadas com resina em 3 camadas distintas, uma mais grossa no centro e duas mais finas nas superfícies.
O MDP tem uma boa aplicação para peças retas, como armações, portas e tampos de mesa, assim como para partes estruturais de móveis. Ele ainda suporta bem o peso e pode ser usado em prateleiras, armários e estantes.
Agora ficou em dúvida sobre o que escolher? Saiba que tomando os devidos cuidados com umidade, MDF e MDP têm uma durabilidade quaaase semelhante. O que muda são as aplicações, valores e detalhes que você vai entender agora! Confira:
Quais as características do MDF x MDP?
MDF:
- Assemelha-se à madeira em sua manuseabilidade
- Pode ser cortado em vários sentidos e suporta trabalhos de usinagem
- Pode receber a aplicação de todos os tipos de revestimento
- Não sofre com a variação de temperatura
- É resistente
- Ecologicamente sustentável
MDP:
- Maior estabilidade
- É resistente e ótimo para estruturas grosseiras
- Funciona bem em cortes retos
- Tem boa resistência à água
- Ecologicamente sustentável
- Não aceita muitas aplicações de acabamento e processos de usinagem
Vale lembrar, que cada material tem seu diferencial, e mesmo visto sempre de uma forma unitária, hoje, é possível ver por aí produtos com a utilização tanto do MDP quanto do MDF em um mesmo projeto, aproveitando os benefícios que cada material oferece.
E, além de móveis, o MDF também é muito utilizado em peças de artesanato. Legal, né? Agora me conta: você sabia que nosso catálogo de roupeiros e cozinhas, e que além disso, ainda temos cômodas e escrivaninhas produzidas 100% em MDF? Escolher esse material é o que faz as nossas peças terem ótima qualidade e design tão incríveis! 😍
Ainda não conhece nossas peças produzidas em 100% MDF? Conheça mais detalhes de cada produção através do nosso site, é só CLICAR AQUI!
0 comentários